terça-feira, 7 de junho de 2011

Fazenda Santa Gertrudes

     

A fazenda Santa Gertrudes, marco inicial do desenvolvimento da futura cidade de Santa Gertrudes, tem sua origem ligada a uma  propriedade canavieira erdada pelo Barão de São João do Rio Claro, senhor Amador de Lacerda Rodrigues Jordão, em 1848, sendo que a mesma foi ampliada pela compra e anexação das terras do sitio denominado " Laranja Azeda". Esta Ja possuia uma casa de morada coberta de telhas, uma casa de engenho, um paiol, um monjolo, sendo avaliada na epoca por Rs.25:040$ 000 (vinte e cinco contos e quarenta mil réis). Sua Produção de açucar, era de cerca de 3.000 arrobas. Essa  nova propriedade foi denominada "Fazenda Santa Gertrudes", sendo que o nome "Laranja Azeda" permaneceu ainda por algum tempo, para servir      
de referência á mesma.
    Em 1873 faleceu o barão de São João do Rio Claro, passando a fazenda para as mãos de sua esposa, a Baronesa Maria Hypólita dos Santos Silva. Em 1876, Dona Hypólita casou-se em segundas núpcias com o Barão Joaquim Egidio de Souza Aranha, futuro Marquês de Três Rios, que era filho de Franciso Egidio de Souza Aranha e de Dona Maria Luiza de Souza Aranha, Viscondessa de Campinas. O mesmo passou a dirigir o destino da fazenda ate a sua morte, ocorrida em 1893.
    Os anos de 1893 e 1894 marcaram as mortes de seus proprietários. Pelo fato da Marquesa de Três Rios não haver deixado descendentes diretos, sua irmã herdou a Fazenda Santa Gertrudes, e ao casar-se com Eduardo Prates, esse passou a dar continuidades as atividades da propriedade, apartir do ano de 1895. Eduardo Prates nasceu em 1860. Era filho de Fidêncio Nepomuceno Prates e de Inocência da Silva Prates. Pelo lado materno era neto do Barão de Antonina.
    Porém, a fazenda ainda conserva seus traços originais, haja vista que seus atuais proprietários, descententes do Conde Prates, estão tornando propriedade um centro de turismo histórico, possibilitando assim, as novas gerações, uma visita ao seu passado glorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário